Serviço de Preparação para o Batismo

O Batismo é o primeiro sacramento da Iniciação Cristã, continuado e completado pela Confirmação e Eucaristia. Marca o início da caminha cristã. Esta caminhada acontece no dia-a-dia de cada um, onde Jesus e a Sua Palavra devem continuar presentes. O Batismo, como Sacramento é uma ação de Deus que se realiza na igreja e pela Igreja, para recriar e fazer crescer na fé, esperança e caridade aqueles que se abrem à salvação trazida por Jesus Cristo.

• Todo o Batizado é um homem novo.
  • Recebeu a força do Espírito Santo para ser uma nova criatura.
  • Torna-se Filho de Deus, irmão de Jesus, morada do Espírito Santo e membro da Igreja.
  • O Batizado é chamado a conhecer e viver de Jesus Cristo e à sua imagem.

Ao pedir o Batismo, o que se exige?

1. Dos Pais
    • Responsabilidade e compromisso de educar na fé o seu filho, ajudando-o a crescer na fé, observando os mandamentos e a viver na comunidade dos discípulos de Jesus.
    • Escolher os padrinhos capazes de poder colaborar, sobretudo pelo testemunho da fé, na educação cristã do seu filho.
    • A primeira catequese é o exemplo da vivência da fé no seio da família, Igreja doméstica. A família é o primeiro testemunho vivo de Jesus Cristo.

2. Dos Padrinhos
    • Devem ser cristãos amadurecidos e conscientes da missão a que são chamados.
    • Na lei da Igreja, indicam-se as condições para ser padrinho ou madrinha ( cc. 872, 873, 874):
      • ser designado pelos pais ou pelo batizando, quando adulto,  e possua aptidão e intenção de desempenhar este múnus;
      • tenha pelo menos 16 anos de idade;
      • seja católico, tenha recebido já o Sacramento do Crisma e leve uma vida consentânea com a fé e o múnus que vai desempenhar;
      • não esteja abrangido por nenhuma sanção canónica, legitimamente aplicada ou declarada ( divorciados recasados, estado de união de facto…).

3. Da Comunidade Paroquial
    A comunidade paroquial tem o direito e o dever de acolher e ajudar os batizados na educação da fé. A catequese paroquial ajudará os pais e a família na comunicação da fé às crianças na sua vivência comunitária.

A celebração do Batismo

A celebração do Batismo deve ser realizada, sempre que possível, na comunidade paroquial da residência dos pais. Na sua impossibilidade, os pais deverão pedir ao Bispo da Diocese a autorização necessária para que a celebração seja feita noutra paróquia da Diocese ou fora da Diocese.

A celebração deve ser convenientemente preparada através da participação obrigatória para os pais e padrinhos no Curso de Preparação para o Batismo (CPB)

Deverá ser uma celebração comunitária, com a presença de toda a Comunidade reunida em Eucaristia, pois ser cristão é ser membro do Povo de Deus, de uma comunidade, a Igreja.

Linhas Pastorais

• Os pais deverão pedir o batismo do seu filho três meses antes da data escolhida.
  • Os Batismos serão celebrados, sempre que possível, na Eucaristia do terceiro domingo de cada mês.
  • Durante o tempo da Quaresma não há celebração de Batismos. Os batismos serão celebrados na Vigília Pascal.
  • Os pais e os padrinhos deverão, obrigatoriamente, frequentar o Curso de Preparação para o Batismo (CPB). Durante o ano de 2017 haverá três cursos:

- 1º Curso: 9, 16 e 23 de fevereiro, das 16:30 às 17:30 - Almacave.
- 2º Curso: 11, 18 e 25 de maio, das 16:30 às 17:30 - Sé.
- 3º Curso: 14, 21 e 28 de Setembro, das 16:30 às 17:30 - Almacave.

• Sempre que vai ser padrinho ou madrinha fora da sua Paróquia, será  necessário pedir um atestado de idoneidade ao Pároco da sua residência.